Na véspera do Enem, professores usaram a criatividade para repassar o conteúdo e, ao mesmo tempo, distrair os estudantes que vão enfrentar a maratona de provas.
Faltam poucas horas para o Enem e acredite, os alunos estão estudando. Aulas gigantes com o palco e plateia de teatro servem para refrescar a memória e repassar os pontos principais. Mas, acima de tudo, o que os alunos aprendem nesse momento tão importante da vida deles é que, antes do Enem, é preciso relaxar. A um passinho de entrar na faculdade, o aluno bem preparado está solto e confiante.
“Acho que é um dia para ser isso mesmo. Essa miscelânea, essa mistura de emoções, mas principalmente sair daqui confiante, tranquilo porque amanhã são 5 horas e meia de prova”, destaca Renato Pelizzari, coordenador pedagógico.
No local, eles encontram o apoio dos amigos, ganham confiança na reta final e, só para não pegar mal, estudam um pouquinho também, mas só um pouquinho.
“Pegar hoje para estudar tudo que estudou o ano inteiro não dá. O Ensino Médio inteiro na verdade. A gente é treinando para fazer tudo certinho o Ensino Médio inteiro, no final do ano é só relaxar”, conta Gabriela de Souza, aluna.
Os professores se concentraram nos temas deste domingo (5): linguagens, redação e ciências humanas. Mas surpreendendo a cada lição.
“Foi ótimo, foi maravilhoso. Acho que a proposta mesmo é a gente ficar em uma bolha de felicidade para gente ir calmo, tranquilo, bem confiante para prova amanhã”, diz Mariana Maia, aluna.
Cinemas, teatros e grandes auditórios por todo o país ficaram lotados neste sábado (4). Roteiros diferentes para o mesmo espetáculo: o aulão. Em um aulão dos aulões, os alunos podem responder, aplaudir, gargalhar, mas o professor não vai ouvir. As aulas na internet são cada vez mais comuns, e, na véspera do Enem, professores ficaram 12 horas no ar com os alunos do outro lado da câmera.
“Às vezes a gente sai na rua encontra os alunos e eles falam: ‘eu sou seu aluno’. Então, eu nunca o vi fisicamente pessoalmente mas ele se considera meu aluno e naquele momento sim, eu me vejo como professor dele”, diz o professor.
Os professores da internet são mestres de mil disfarces. Ensinam histórias de guerra como se falassem de futebol. E as aulas ganham cada vez mais sabor. Os mais de 6 milhões de inscritos no Enem podem escolher: são muitos os caminhos para acertar e brilhar.